Método Montessoriano

Quarto Montessoriano

 

 

Quando pensamos em lançar móveis infantis dois grandes objetivos nortearam todos nossos esforços: resgatar o espaço da criança e estimular sua autonomia de maneira segura, apoiando, assim todos os pais neste desafiador processo da educação e desenvolvimento infantil dos filhos.

 

A busca do equilíbrio entre a criação de um ambiente que promovesse o aprendizado de forma criativa e o design de móveis que deixassem a casa preparada para as crianças (acessível à elas) levou-nos a buscar inspiração em Montessori. Desta pesquisa nasceu nossa linha “Viscondesconde Montessoriana”.

 

Queremos tornar o método Montessori acessível a maior parte possível de crianças, oferecendo mobiliário e outros itens como brinquedos educativos, artesanais, tudo feito com carinho e por gente que ama crianças e adora o que faz.

 

Nossos produtos são feitos sob encomenda com todo zelo para garantir excelente acabamento e toda segurança nos detalhes, do jeitinho que as crianças merecem.

 

Como surgiu o método Montessori?

 

O método Montessori é o nome que se dá ao conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos criados ou idealizados por Maria Montessori, uma italiana que revolucionou a maneira de se compreender e respeitar a criança no início do século XX.

 

Apaixonada por matemática, inicialmente graduou-se em engenharia, depois migrou para biologia e psiquiatria, tendo nesta última área começado a mergulhar no universo infantil a partir de pesquisas com diversos estudiosos, inspirando-se então para defender, no Congresso Médico Nacional, em Turim, a tese de que a causa principal dos atrasos apresentados pelas crianças portadoras de distúrbios de comportamento e aprendizagem era o seu ambiente ausente de estímulos para o desenvolvimento adequado.

 

Foi com seu trabalho na Escola Ortofrênica (especializada no treinamento para professores de crianças especiais) que teve a oportunidade de observar que as crianças se desenvolviam mais rapidamente quando estimuladas por qualquer coisa que pudessem sentir.

 

Começou a empregar diversos materiais sensoriais que tinha desenvolvido e por meio destes notou que as crianças internadas na escola aprenderam tanto e tão bem que Montessori inscreveu-as nos testes nacionais de educação na Itália. Nestes exames os alunos de Montessori, que enfrentavam as mais variadas dificuldades para aprender, se saíram melhor do que boa parte da população infantil italiana, que tinha a cognição perfeita e era educada em escolas normais.

A partir desta experiência, Montessori, que já havia cursado Pedagogia neste meio tempo, decidiu dedicar-se integralmente à Educação – a carreira que evitara desde menina.

 

Em 1907, ela foi convidada por uma empreiteira ligada ao governo italiano a desenvolver, em um conjunto habitacional no bairro pobre de San Lorenzo, um projeto educacional local.

 

A princípio a proposta era montar-se uma creche sem maiores pretensões, mas a Casa dei Bambini (literalmente Lar das Crianças) revolucionaria a educação no mundo. Esta escola tinha móveis de escritório cujas pernas Montessori mandara cortar, para adequar ao tamanho das crianças, e – trancados em um armário – ficavam os materiais sensoriais desenvolvidos por ela (mais tarde isso mudaria e os materiais seriam dispostos em prateleiras, à disposição dos pequenos). Quando houve materiais suficientes para que todas as crianças pudessem usá-los todo o tempo, elas se acalmaram e mostraram-se absolutamente concentradas, tranquilas e felizes.

 

Passado algum tempo, sob pressão dos pais destas crianças Maria Montessori aceitou, ensiná-las a escrever por seu método e, para sua surpresa, aprenderam tão bem que, um dia, descobriram sozinhas que “sabiam escrever” e saíram pelos quarteirões de San Lorenzo escrevendo no chão e nas paredes.

 

Sua metodologia e obra, intitulada O Método Montessori (1909) abriu-lhe as portas do mundo levando-a, em 1929 a fundar, com seu filho, a Associação Montessori Internacional, em Elsionre, Dinamarca, cujo objetivo era vistoriar as atividades de escolas e sociedades por todo o mundo e supervisionar o treinamento de professores. Entre os patrocinadores iniciais desta Associação encontravam-se Sigmund Freud, Jean Piaget e Rabindranath Tagore – o último, excelente poeta indiano e Prêmio Nobel de Literatura.

 

De acordo com esta escola o desenvolvimento se dá em “períodos sensíveis”, de forma que em cada época da vida predominam certas características e sensibilidades específicas.

 

Os seis pilares do método Montessori?

 

Compreender o desenvolvimento infantil permite a utilização dos recursos mais adequados a cada fase e, claro, a cada criança em seu momento.

Os seis pilares educacionais de Montessori são:

 

Autoeducação: capacidade inata da criança para aprender. Por desejar absorver todo o mundo à sua volta e compreendê-lo, a criança o explora, investiga e pesquisa. O método Montessori proporciona o ambiente adequado e os materiais mais interessantes para que a criança possa se desenvolver por seus próprios esforços, no seu ritmo e seguindo seus interesses.

 

Educação Cósmica: forma de auxiliar a criança a compreender o mundo. De acordo com este princípio, o educador deve levar o conhecimento à criança de forma organizada – cosmos significa ordem, em oposição a caos -, estimulando sua imaginação e evidenciando que tudo no universo tem sua tarefa e que o ser humano deve ser consciente de seu papel na manutenção e melhora do mundo.

 

Educação como Ciência: compreensão da criança e do fenômeno educativo de acordo com Montessori, e defendida pela ciência de hoje. Em Montessori, o professor utiliza o método científico de observações, hipóteses e teorias para entender a melhor forma de ensinar cada criança e para verificar a eficácia de seu trabalho no dia a dia.

 

Ambiente Preparado: é o local onde a criança desenvolve sua autonomia e compreende sua liberdade em escolas e lares montessorianos. O ambiente preparado é construído para a criança, atendendo às suas necessidades biológicas e psicológicas. Em ambientes preparados encontram-se mobília de tamanho adequado e materiais de desenvolvimento para a livre utilização da criança.

 

Adulto Preparado é o nome que damos, em Montessori, para o profissional que auxilia a criança em seu desenvolvimento completo. Esse adulto deve conhecer cientificamente as fases do desenvolvimento infantil e, por meio da observação e do domínio de ferramentas educativas de eficiência comprovada, guiar a criança em seu desabrochar, de forma que este se dê nas melhores condições possíveis.

 

Criança Equilibrada é qualquer criança em seu desenvolvimento natural. Por meio da utilização correta do ambiente e da ajuda do adulto preparado, as crianças expressam características que lhes são inatas. Entre outras, encontram-se o amor pelo silêncio, pelo trabalho e pela ordem. Todas as crianças nascem com estas características e as desenvolvem melhor entre zero e seis anos.

Todos os princípios do método Montessori devem funcionar em união, para que a criança se desenvolva de forma completa e equilibrada. É necessário compreender a criança para identificar nela os sinais da eficiência daquilo que lhe está sendo oferecido. De acordo com Montessori, “uma das provas da correção do processo educacional é a felicidade da criança”.

Segundo seu filho, Mário Montessori, Maria Montessori “descobriu a criança”!

 

Quais elementos fundamentais para um quarto Montessoriano?

 

Como o método prioriza a autonomia e liberdade da criança, todos os elementos devem estar na altura do chão, para que ela possa acessar quando quiser sem a ajuda de um adulto. Observe que um quarto acessível para criança tem como premissa que se adote o ponto de vista dela literalmente: o mobiliário deve considerar o comprimento das pernas dela, prezando, obviamente, por sua segurança. Autonomia aqui é outra palavra chave: deixe a criança fazer as coisas!

 

Cama / Berço: Não tem cama, nem berço, basta um simples colchão com estrado ou sob um tapete para evitar a passagem de friagem do chão caso sua casa seja de piso frio, no caso de carpete de madeira dispensa o uso de tapete em baixo da cama. Os colchões no chão oferecem maior liberdade para que os pequenos possam se movimentar no seu espaço. Dependendo da idade da criança, aconselha-se o uso de almofadas e protetores para proteger e também auxiliar na descida do colchão.

 

Espelho: muito importante no método montessoriano, o espelho dele ser colocado na vertical na altura para que a criança possa se ver, para que a criança possa se reconhecer e se ver na totalidade e entender que ela é uma pessoinha diferente da mamãe, porque no início da vida eles acreditam são a mesma pessoa, o bebê e a mamãe.

 

Barra fixa na parede: Também um elemento importante para que a criança possa se apoiar principalmente na fase em que antecede os primeiros passos, a barra dará sustentação para que a criança tenha segurança e possa praticar sozinha o ato de levantar.

 

Tapete: Dá liberdade para a criança explorar o chão. Para crianças alérgicas são indicados tapetes emborrachados ou de EVA.

 

Armário e estantes: esses deverão ser baixos, na altura da criança, deixe os brinquedos, os livros e até uma troca de roupa dentro do armário, a criança irá entender a organização e poderá escolher sozinha o que brincar ou ver.

 

Brinquedos e Livros: opte pelos brinquedos atrativos e poucos brinquedos, faça rodízio para que a criança tenha opções mas não exagerada para que possa escolher entre 3 ou 4 brinquedos, deixe todos eles na altura da criança. Observe e troque aqueles que ele menos se interessa, para promover novas experiências - idealmente faça isto semanal ou quinzenalmente.

 

O ideal é que num quarto Montessoriano a criança tenha seu espaço livre, que seja “clean”, tanto nas cores como na ocupação dos elementos, quanto mais espaço melhor para liberdade dos pequenos.

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Viscondesconde, a loja de movelaria e artigos de decoração infantil divertida. Móveis para Quarto Infantil e Linha Montessori com madeira maciça e compensado, mais itens de decoração feitos artesanalmente do jeito que só apaixonados por crianças sabem fazer.

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