Espaço para criança já!

Espaço para crianças já! Independencia para elas e para a família!

 

Como muitas famílias moradoras de grandes cidades, também moramos em apartamento...


Minha infância inteira passei subindo em árvore, sujando as roupas de terra, correndo na rua com os amigos. Entrar para tomar banho só depois de muita insistência da minha mãe, ou do olhar mais firme do meu pai. 


Cresci tendo o mundo como quintal de casa e sabendo o nome de cada vizinho da minha idade. Não era comum, pelo menos ali onde vivíamos, frequentarmos a casa um do outro, mas sempre estávamos juntos para brincar na rua, pular feito cangurus malucos, voltando para casa com energia somente para o “quarteto mágico”: banho, jantar com a família, escovação dos dentes (politicamente correto) e cama.


A casa onde morávamos tinha um grande quintal com direito a horta, flores, duas ameixeiras, um belo pé de limão, a garagem com os pilares de madeira e telhado Eternit, a casinha de tijolos do cachorro e muitos arbustos e espaço até para plantar milho. Era assim....

 

Espaço e (in)dependência
 

Quando minhas irmãs nasceram a casa ficou pequena e de repente uma boa parte daquele grande quintal se transformou na casa nova. Minhas duas irmãs cresceram tendo um quintal bem menor que o MEU. A verdade é que elas também brincaram muito, mas sem aquele espaço todo para dominar como criança, sem a rua pois o trânsito já não permitia mais a diversão segura. O quintal foi reduzido e minha mãe certamente mais “demandada”. Parece existir mesmo esta correlação: quanto menor o espaço da criança, menor fica o espaço dos pais...


Não fiz nenhuma pesquisa formal a respeito, mas a observação do comportamento de muitos amigos e conhecidos me levou a reforçar esta crença de que a perda do espaço gerou crianças mais dependentes e pais mais estressados. 


“Mamãe, vou brincar de que? ”, “hoje estou entediada”, “menina, desliga esta televisão”, “chega de videogame”, “chama um amiguinho para brincar” – você deve ouvir isto com uma certa frequência, em especial se morar em apartamento, como é o meu caso, tendo filhos.
“Mamãe, vou brincar de que?”, “hoje estou entediada”, “menina, desliga esta televisão”, “chega de videogame”, “chama um amiguinho pra brincar” – você deve ouvir isto com uma certa frequência, em especial se morar em apartamento, como é o meu caso, tendo filhos.”

 

Como lidar com esta questão? Obviamente que nosso afeto e atenção como pais são fundamentais. E ao estimularmos a individualidade e liberdade destas crianças colaboramos para sua formação.  A criança precisa encontrar seu lugar no mundo, tendo ambiente que facilite sua independência e iniciativas pessoais, aprendendo pela experiência. O aprendizado da criança ocorre pela investigação e observação do mundo. Quanto maior esta experiência maior será sua capacidade de tirar conclusões, relacionar situações, pensar e compreender. Se o estímulo oferecido à ela for deficiente dificilmente seu aprendizado será adequado.
A criação de um lugar lúdico dentro de casa e adaptável a cada faixa etária que a criança passará pode se caracterizar como um grande facilitador neste processo de incentivo ao desenvolvimento e autodescoberta ao mesmo tempo em que libera os pais para a realização de outras atividades. 


 Um quarto divertido, por exemplo, é uma alternativa para este resgate do espaço infantil. Ao montar este espaço procure valorizar o brincar utilizando-se de elementos que traduzam coisas que despertem o interesse de seu filho. Isto pode ser feito de diversas maneiras, desde a concepção de móveis até introdução de peças de patchwork, jogos, brinquedos que a criança tenha fácil acesso, uso de cores, decoração diferenciada. 


Levar o quintal para dentro de casa pode ser não só divertido e estimulante. Pode ser, também, libertador!


O que você tem feito para equilibrar esta necessidade de espaço tanto seu quanto de seus filhos?

 

 

 

Sobre a loja

Viscondesconde, a loja de movelaria e artigos de decoração infantil divertida. Móveis para Quarto Infantil e Linha Montessori com madeira maciça e compensado, mais itens de decoração feitos artesanalmente do jeito que só apaixonados por crianças sabem fazer.

Pague com
  • Bcash
Selos

Viscondesconde - CNPJ: 65.038.127/0001-45 © Todos os direitos reservados. 2017

Viscondesconde - CNPJ: 65.038.127-0001/45
© Todos os direitos reservados. 2016
Avenida Vila Ema 2687, Vila Prudente, São Paulo, SP - 03.281-000
Telefone: (11) 97414-1919